Quer estar em dia com meus textos e vídeos, saber antes dos workshops e receber descontinhos exclusivos?

Dúvidas? Fale comigo no bruna@brufioreti.com.br e me acompanhe pelas redes sociais.

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

De qual detox você está precisando?

July 23, 2018

 

Comida tóxica. Ambiente tóxico. Pessoas tóxicas. Pensamentos tóxicos. Situações tóxicas. Notícias tóxicas. Redes sociais tóxicas. Você está sob a influência de alguma dessas toxinas? Ou de várias delas? Está se deixando intoxicar, deixando que “substâncias" nocivas adentrem seu corpo e sua mente a ponto de sobrecarregar mais do que o seu fígado, a sua vida?! 

 

Não sou a primeira e não serei a última a emprestar o conceito de detox da nutrição para fins psicológicos e sociais... Mas, vem cá: assim como o detox nutricional é infinitamente mais profundo do que simplesmente bater um suco verde de manhã, o mental/social/relacional envolve bem mais fatores do que um fim de semana relaxante longe das redes sociais — ainda que isso possa ser importante e regenerador. 

 

Por que o detox está na minha vida 

 

Andei pensando nisso nas últimas semanas por uma série de fatores, que descrevo a seguir. 

 

1) Decidi fazer uma reeducação alimentar. 

 


Voltar ao eixo, sabe? Cuidar do que consumo, ingerir comida de verdade, de forma mais consciente e dosada, cozinhar mais em casa, diminuir álcool e açúcar. Voltei a fazer acompanhamento com a minha nutri (a Dani Cyrulin), fiz a tal da batelada de exames, dosei os hormônios (que estavam bem desregulados, eu imaginava, porque não é a primeira vez), troquei o horário do treino para diminuir minha fissura por happy hour…

 

Entrei numa espécie de dieta desinflamatória, sem porcaria e tomando meu drink com muitooo mais parcimônia, sem me pesar, embora eu queira perder peso, focando em ter mais saúde e energia — e conseguindo! 

 

 

 

2) Pirei (re)estudando o conceito de produtividade. 

 

Fiz o material para dois produtos novos — um deles, o Workshop Branding + Produtividade para Alavancar a empresa Você — e retomei muitos estudos de Psicologia Positiva, Produtividade e Comportamento para criar uma apostila do zero, que fosse diferente dos cursos já ministrei.

 

Nesse processo, reforcei o embasamento para algo que já disse muito em textos e vídeos: que ser bem-sucedido é um conceito particular e que estar conectado com o nosso eu interior, com o que é essencial pra gente, nossos valores, é o que traz a verdadeira felicidade. A gente deixa muito ruído entrar na nossa vida, de várias formas, e isso desvia nosso foco no trabalho, mas também no dia a dia, do que realmente importa.

 

Eu cuido muito para isso não acontecer, mas vez ou outra, tcharan… acontece. 

 

3) Fui impactada por uma pergunta nova.

 

Perguntaram-me dia desses se eu não tinha saudade da minha vida antes e eu, como sempre, disse que não, porque é a verdade. Mas aí veio uma pergunta nova,  "por que não tem?”, e isso me fez refletir. Constatei -- e respondi -- que não sinto saudade de antes porque muita coisa que eu vivia era tóxica pra mim. Pessoas, situações, cobranças e valores que não condiziam com os meus... Eu era feliz, tinha tantos pontos positivos, não me arrependo... Mas não queria de novo, simples assim. Porque “pesava”, sugava minha energia, porque eu precisava de um detox e lá no fundo sabia. 

 

A verdade é que, por isso tudo, agia às vezes como não queria, tinha menos inteligência emocional, sofria por besteira. E sabe de quem era a responsabilidade? Minha, claro, que mantinha a situação e o comportamento que não me agradavam. 

 

Aí quis escrever sobre isso. 

 

Um pouco de autocoaching desintoxicante, vamos?

 

Não estaria você se deixando intoxicar, mantendo hábitos, situações, pessoas e pensamentos ruins pra você só porque estão ali há tempos, no piloto automático. Qual o problema de dar uma limpa no Instagram,  nos contatos, na agenda, no guarda-roupa, na geladeira, na vida?! 

 

Recomendo fortemente, já que eu mesma tenho feito, para trazer a tal da leveza mais pra perto. Como o novo pode entrar se o velho está aí ocupando tudo? 

 

Escolho muito o que leio, seleciono demais minhas companhias, olho para tudo o que me faz bem ou mal com consciência. Até por isso vejo pouquíssima TV (isso não é de hoje) e posto muito mais do que consumo posts -- eu olho o que está rolando na internet todo dia, tem a ver com meu trabalho, mas não vivo conectada 24h, muito menos na hora de acordar de de dormir. 

 

E você? 

 

Então, te proponho a pensar:

 

O que na sua vida hoje está te afastando da sua essência? Se você tem algo tóxico na sua vida, pode detectar aqui-agora. Sugiro que pegue seu Caderno de Você, ou faça com alguém em quem confie o exercício abaixo:

 

  • Como está sua alimentação? O que você anda dando de combustível para o seu corpo? 

  • Como estão seus relacionamentos? São verdadeiros, genuínos? Está abrindo espaço para quem ama? Há relações que te fazem mal e que pode diminuir ou cortar da sua vida? 

  • Como estão seus pensamentos? Você anda se deixando entregar a looppings negativos sem cortar o mal pela raiz? (para cortar, tente escrever o que sente e se levantar e fazer outra coisa imediatamente, cortando a corrente negativa mental)  

  • Como está sua relação com a internet e as redes sociais? Saudável? Consegue se desconectar sem pirar? Precisa dar uma limpa em quem segue? 

  • Como está seu consumo? Anda tapando buracos com compras? Precisa limpar os armários, organizar a casa etc? 

  • Como está seu trabalho? Está conseguindo ter uma relação saudável com ele? Manter boas relações profissionais?

  • Como está seu amor próprio? Está se cuidando, se olhando, buscando seus valores, sua essência, sua evolução diária com autocompaixão? O que pode fazer para melhorar isso? 

 

Que estes questionamentos tragam menos toxina, mais pureza para a sua semana. Tudo isso é uma busca, esse "detox"100% é uma busca apenas, um constante aprendizado, mais do que uma realidade ou uma meta. Não é para ser mais uma pressão, afinal!  

 

Só te deixo aqui o desafio de responder: você precisa de um detox de quê?

 

E fica de olho que o vídeo desta semana vai reforçar essa ideia! Me segue no Youtube?! Se não, clica aqui

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload