Quer estar em dia com meus textos e vídeos, saber antes dos workshops e receber descontinhos exclusivos?

Dúvidas? Fale comigo no bruna@brufioreti.com.br e me acompanhe pelas redes sociais.

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

9 dicas de ouro sobre carreira que dou nas sessões de coaching e que quase todo mundo precisa ouvir

May 6, 2018

Simples e certeiro porque não temos tempo a perder: se você estivesse fazendo coaching de carreira comigo, provavelmente em algum momento eu te daria um dos 9 conselhos/dicas/orientações abaixo para resolver seus dilemas de produtividade ou baixa autoestima no trabalho. 

 

Vamos a eles, preste atenção como os amiguinhos da foto abaixo (que não parecem ter entendido bem, mas...). Algo me diz que você pode precisar de uma ou mais dessas sacadas abaixo em algum momento, bem mais do que eles ;-)

 

 

1) Observe o "cliente" e adapte-se.

 

Ano passado fui a uma palestra do Brian Tracy e ele repetiu umas cem vezes a frase: Ask your cliente! Pergunte ao seu cliente! É meio que a resposta para tudo, segundo ele, um coach e guru expert em vendas.

 

Você trabalha com vendas de produtos? Olhe os resultados, ou pergunte a quem sabe e/ou tem acesso a isso. Ah, vende serviço ou a sua imagem ou a sua reputação? Então para que te chamam mais, ou que tem saída? O que as pessoas estão comprando, vendo, falando, assistindo, seguindo...!?

 

Ouça os feedbacks que o mundo te dá! Isso vale para quem está no emprego fixo, no freela ou empreendendo. Peça de tempos em tempos para seu chefe te dizer como você está indo e o que espera de você, pergunte aios seus clientes mais fieis o que eles mais amam ou não tanto. A palavra aqui é PROATIVIDADE -- não esperar cair todas as informações no seu colo, mas ir atrás delas.  

 

2) Entenda que acertar é sobre errar.

 

É preciso tentar para poder saber se algo funciona ou não. Quantos testes você acha que as empresas de tecnologia do Vale do Silício fazem antes de lançar algo estrondoso? Os caras focam em alguns produtos ou tecnologias que querem desenvolver e erram loucamente nelas até achar um caminho.

 

E, olha que loucura, isso não é mal-visto! Porque errar é mais que humano, errar pode ser genial!!!

 

Uma dica que dou a clientes é pensar naquela vontade dentro do coração que nunca nem entra no papel (quanto mais sair dele...). Pensou? Ok, então agora ela não é mais uma ideia, ela é seu PROJETO PILOTO.

 

Você cria um plano bem básico para começar a executá-la agora, sem delay, pensa numa pequena meta para daqui a poucos meses, coisa de 3 ou 4, estabelece os passos básicos e... voilà. Faça isso em paralelo, vá tocando mesmo diante das outras coisas. Projetos que fazem a maior diferença no mundo nascem de ideias também, lembra? Não precisa juntar verba giga, time, tudo... Comece você. 

 

Querer ter a situação ideal pode atrasar sua vida e fomentar seus medos mais recônditos -- principalmente os clássicos medo de falhar e medo de mudar.   

 

3) Tome cuidado com a comparação excessiva.  

 

Ao mesmo tempo que é bom não se fechar numa bolha com suas ideias e crenças, é importante estabelecer um limite. Minha sugestão prática é: reduza seu tempo de stalker se isso te fizer mal e use-o para testar ideias -- como disse no tópico anterior, a chave para inovar é errar --. 

 

 

Sabe o que mais? Tente se forçar a observar mais a SUA evolução. Tem gente que teve mais oportunidade mais cedo, tem gente que foi mais ousada, tem tanta gente diferente de você, que está melhor ou pior. Ouça os feedbacks e não deixe que nada interfira além da conta no seu caminho. 

 

4) Preocupe-se com o padrão, o que rola 99% do tempo.

 

Acabo de escutar meu marido, que é designer, falar essa frase numa reunião sobre um app que está criando e não posso concordar mais!

 

Em vez de focar nas exceções que surgirão para a sua agenda e os seus trabalhos, preocupe-se em fazer muito bem o padrão -- os trabalhos e os pedidos que mais surgem, a agenda básica do seu dia a dia, aquilo que dá pra prever. Viver no "e se..." é um atraso, gente! Sempre algo pode dar errado, sair do eixo, se apegar a isso é pedir para desanimar. E procrastinar. 

 

5) Aprenda a lidar melhor com pessoas. 

 

PESSOAS: tudo é sobre elas e você vai precisar saber como trabalhar com gente em quase todas as esferas. Regrinhas básicas, quer? 

  • entenda que todos têm a necessidade básica de ser amados e aceitos, mesmo que não pareça, então não se irrite tanto com infantilidades e carências alheias;

  • quanto mais baixa a autoestima da pessoa, mais ela precisa ser elogiada, ponto pra você que agora sabe lidar com ela! 

  • trate a todos com respeito e educação (não escrotize mesmo se a pessoa for insuportável, segura sua onda que é melhor sair por cima, ou pela lateral);

  • seja firme e tente se comunicar com clareza, perguntando de forma sutil o que a pessoa entendeu;

  • nunca, jamais, nem por decreto embarque nas fofocas, isso só suga energia e ninguém vai me convencer do contrário;

  • tente sempre achar o que a pessoa tem de melhor, seu talento e foque nele, use-o ao seu favor;

  • não queira que os outros sejam você, eles não são e ainda bem -- mesmo que você seja espetacular, linda and maravilhosa, os times de alta performance só existem porque neles existe diversidade! 

  • cuide da sua inteligência emocional antes de exigir isso dos outros, trabalhando autoconhecimento para lidar melhor com suas emoções. 

 

6) Não reclame de coisas que você permitiu que acontecessem. 

 

Você está atolada por que deixou que isso acontecesse e foi tratada assim porque permitiu, taí o conceito de autorresponsabilidade para deixar claro que o hábito de reclamar, além de inútil, é ridículo na esfera profissional.

 

Diferente de pedir direitos, claro. Imponha seus limites, diga seus nãos e será mais respeitada, desde que faça isso com bom senso. 

 

7) Evite deixar o horário flexível demais.

 

Isso pode ser um convite ao perfil procrastinador. Se for seu caso, crie dias fixos para fazer determinados tipos de tarefas e de uma vez por toda adote os blocos de 90 minutos para fazer determinadas coisas. Bloco dos e-mails, bloco de Whats App, bloco de reuniões ao vivo, bloco de organização do dia...

 

Quanto menos você é interrompido em algo mais rende, tão simples. Se você for boa com resolver coisas sem tanta programação e não for de procrastinar, pode ignorar essa dica. 

 

8) Deixe de se desculpar por demorar para responder algo que não é prioridade.


Podem surgir muitas demandas e, claro, muitas delas podem virar negócio para você, mas priorizar é essencial. Então sem essa de toda vez pedir "desculpa" por tudo. As pessoas têm as prioridades delas e vão tentar de todo jeito jogá-las sobre você. Mas a menos que "as pessoas" em questão paguem o seu salário, take your time!

 

 

Trate Whats App como e-mail é um mantra para mim, quem já leu textos sobre produtividade ou fez meus cursos sobre o tema sabe! Ah, e trate e-mail como e-mail, não como ligação telefônica. Ou seja, reserve um tempinho no seu dia para respondê-los. Não precisa ser bateu, levou. 


9) Diminua pela metade a programação do que acha que dá para fazer.

 

Programação de agenda mal-feita é um detonar de autoconfiança. Você se sente um lixo cósmico quando não faz o que se propôs e acaba abandonando projetos no meio. "Se não fiz isso também não vou fazer nada...". Já viu esse filme!?

 

Então, a técnica preciosa que passo aos meus clientes é a de programar o que quer fazer e remover quase metade do que programou, trazendo a agenda para um nível mais realista. 

 

Melhor fazer pouco e consistentemente do que fazer muito de cara e desistir depois. Isso vale para a academia, o inglês, os relatórios que você quer matar, projeto piloto que você criou depois de ler este texto... 


Chegou até aqui, quer mudar tudo e fazer um dos meus Workshops?! Lembra que tem o WORKSHOP DA MUDANÇA vindo aí, nos dias 19 e 20 de maio, em São Paulo. Clica aqui para saber mais sobre ele, ainda tem vagas!!! 

 

E o meu exclusivo Curso para Planejar e Executar Metas, que dá um boost na produtividade lindo e é online!!! 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload