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Como incluir autocoaching no seu ritual matinal em 5 minutos e potencializar o Caderno de Você

April 9, 2018

 Nas TOP 5 perguntas que mais recebo certamente está: Como é que eu faço o meu Caderno de Você? O caderno de autocoaching, autoconhecimento, o "journal" que te ajuda a organizar as ideias e ampliar sua clareza e capacidade de realização diária. 

 

Hoje quero te ensinar a gastar 5 minutinhos toda manhã alimentando seu Caderno porque sei que isso pode trazer resultados gigantes já no curto prazo! Sim, no curto! A clareza é automática, assim que você começa a escrever sobre você mesma, já melhora em diversos aspectos. Mas a mágica mesmo se dá no médio e no longo prazos. É depois de meses e anos que vai notar a evolução pra valer, sabe como?

 

Muitas vezes só espiando o que escreveu lá atras e que, adivinha?, realizou antes do que imaginava. 

 

Escrever ativa seu sistema neuropsicomotor e coloca sua mente e seu corpo no "modo realizador". É sobre organizar as ideias, e é bem mais que isso!

 

É sobre sair do piloto automático e refletir todo dia.

 

Daí eu decidir hoje quebrar a cabeça para criar um ROTEIRO SIMPLES pra você usar o Caderno de Você toda manhã.

 

Mas, como sei que cada pessoa tem um perfil e que fazer a mesma coisa sempre enjoa, criei 3 roteiros. O primeiro é básico, para ser usado todo dia mesmo, já os demais podem ser usados conforme seu desejo ou necessidade, são complementares.

 

O Caderno de Você é seu, e a grande importância está sem ser consistente com este hábito de pensar em si mesma todo dia. 

 

Comece por aí, mesmo se nunca fez coaching, mesmo se não acreditar muito no potencial disso... Dê a si mesma a chance de fazer as coisas que muitas -- muitas mesmo -- das pessoas mais bem-sucedidas do mundo fazem para se entender melhor e planejar seus próximos passos. 

 

Os meus roteiros matinais para o Caderno de Você: 

 

1) Roteiro matinal clássico 

 

- Qual meu maior objetivo hoje? (escreva o que vier à cabeça) 

- O que farei de bom por mim mesma hoje? 

- Que qualidade ou força minha quero mais usar no dia de hoje? 

- Como estou me sentindo? Por que estou me sentindo assim? 

- Pelo que sou grata (na vida, no dia de hoje, por ontem...)? 

- Que lema ou frase vou usar hoje para me colocar pra cima? 


2) Para organizar as ideias (complementar 1) 

 

- Qual meu grande objetivo pessoal? (escreva o que vier à cabeça) 

- Qual meu grande objetivo profissional? (escreva o que vier à cabeça) 

- Que passinho vou dar hoje em direção a um deles (ou aos dois, se der, mas só se der)? 

- Quais são as pendências que estão me atormentando?

- Delas, quais realmente eu posso tirar da frente hoje?  

- Vou me dar uma pílula de alegria hoje. Ela vai ser... 

 

3) Para aumentar o ânimo para o seu dia (complementar 2) 

 

- Por que estou fazendo o que estou fazendo? (pessoal/profissional; é o equivalente a perguntar a si mesma: o que me motiva a fazer isso?)
- O que posso fazer e que aumentaria meu ânimo imediatamente? 
- Quais os 3 últimos elogios que ouvi? - O que faço muito bem/tenho de bom e que talvez ninguém saiba?

- O que posso fazer hoje para sair da minha zona de conforto? 

- Qual pequena meta posso agregar ao meu dia para me sentir vitoriosa amanhã de manhã?

 

 

Dicas importantes:

 

1- Procure ser específica com relação a gratidões e a objetivos traçados. Quanto mais específica você for no que escrevem mais clareza e tranquilidade ganha. 

 

2 - O foco aqui é escrever todo dia, mesmo se for pouquinho ou se for desorganizado. A persistência no autocoaching é que traz resultados. 

 

3 - Jamais deixe de escrever a parte da gratidão diária. Inúmeros estudos de Psicologia Positiva comprovam o efeito benefício sobre as saúdes mental e física dessa prática. mesmo se ela soar estranha pra você, persista! 

 

4 - Tente fazer também uma To Do List antes de dormir. A lógica é a mesma do seu diário matinal, porém estudos recentes demonstraram que o simples ato de listar o que precisa fazer no dia a seguinte antes de dormir melhora a qualidade do sono mais do que qualquer outra prática -- inclusive do que a prática de escrever sua lista de afazeres de manhã. Por isso, indico como mais efetivo fazer a to do list à noite e deixar um dos roteiros que descrevi acima para a manhã. 

 

5 - Agregue outros elementos ao seu Ritual Matinal. Sugiro ter um mantra pessoal, um ritualzinho que mexa com o corpo, como meditação, caminhada ou alongamento, entre outros. Descrevo alguns que uso com meu marido aqui neste vídeo. 

 

 

 

6 - Mantenha seu Caderno de Você na cabeceira da cama, ou em outro ligar que julgue conveniente -- mas precisa ser fixo! Se tiver que procurar papel e caneta toda vez, não vai rolar, já vou avisando... 


7 - Gaste seus minutinhos com o Caderno ANTES de mexer no celular, faça disso uma prioridade diária. O Whats ou o feed do Insta aguentam esperar 5 ou 10 minutinhos!

 

Você quer ficar PRO no Caderno de Você?

 

Ok, se você quer saber mais sobre como fazer o Caderno de Você em qualquer horário, veja este vídeo, no qual dou uma ideia bem prática de como separar seu Caderno em partes. 

 

 

Lembre-se , porém, de que ele é de VOCÊ, então a ideia é você customizar seu autocoaching mesmo. Eu não sou uma coach que gosta de dar a receita tão pronta.

 

Eu prefiro fazer isso que fiz neste post, te trazer um bocado de ideias, m para que você possa fazer as coisas doses jeito e ter sua independência. É meu jeito de lidar com o coaching, espero que ele funciona pra você. 

 

Por último, e não menos importante.... 

 

Já consigo ver muita gente dizendo que empaca na hora de responder ao roteiro 2 porque não faz a mais pálida ideia do que quer para a vida! Pois bem, o coaching sempre trabalha com objetivos, é a base de tudo. 

 

Logo de cara, te proponho a escrever o que vier à mente, porque muitas vezes (eu diria que 99% das vezes)  lá no findo você sabe, sim. Mas não tem coragem de assumir a responsabilidade que vem com a decisão, de admitir para você mesmo e para os outros o que quer e de traçar essas metas de uma maneira mais clara, concreta, organizada...  

 

Então, se você ainda tem dificuldade para traçar metas e objetivos e organizar sua vida no longo prazo ou até no dia a dia, te digo: você pode se beneficiar MUITO do meu Curso de Metas Online. Não é só papo vendedor, é uma afirmação daquelas megaconvictas. 

 

Então te convido a clicar na imagem abaixo para saber um pouco mais sobre ele, todo criado com métodos de Psicologia Positiva, com 5 módulos, sendo primeira aula gratuita. Ah, são aulas em vídeo e vários materiais de autocoaching para baixar, tá? 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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